"Nunca vi choro tão bandido..."

Blog-Homenagem dedicado "a todos aqueles que nos emprestam sua testa construindo coisas pra se cantar..."

23.3.06

"Tall and tan and young and lovely, the girl from Ipanema goes walking"



Estados Unidos, 1967, um disco genial alcança o segundo lugar na parada americana, atrás de Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band, dos Beatles, era uma das parcerias que exautava mais ainda a música brasileira. Frank Sinatra apaixonado pelo ritmo do nosso Maestro Antonio Carlos Brasileiro Jobim, a bossa nova, propôs uma parceria.



Bom pelo que eu sei, a Bossa Nova nasceu em 1958 quando João Gilberto mostoru o som "da lavadeira de Juazeiro" arrancando batidas do violão, as quais impressionaram Tom Jobim. Em breve, o baiano teve uma particiáção no LP da Elizete Cardoso com arranjos do Tom e composição de Vinicius de Moraes. Logo, toda a Copacabana - e todo o Rio de Janeiro em seguida - estaria falando daquela nova bossa musical. A conquista do mundo seria uma questão de tempo - ou uma conseqüência inevitável, para citar um dos clássicos da bossa nova, "Samba de uma nota só".
Misturando o estilo intrumental dos cantores de Cool Jazz, João cantarolando Samba de uma forma mais moderna concebeu essa graça musical. Com um estilo sutil, dificil e apaixonante, a bossa ergueu outros musicos como, o mais genial deles, Tom Jobim.
Sofisticada harmonicamente, introdutora de acordes dissonantes, a bossa de Jobim juntou o samba e outros gêneros nacionais ao pop europeu, ao jazz e ao clássico, o que fez com que a voz de Sinatra se encachasse perfeitamente em anguns sucessos como: Garota De Ipanema (Girl From Ipanema), Samba de Uma Nota Só (One Note Samba), e Corcovado (Quiet Nigths of Quiet Stars).



"Por causa do amor.../She just doesn't see.../Nem olha para mim.../She never sees me.../Por causa do amor..."

Tom Jobim (1927-1994)

Frank Sinatra (1915-1998)